terça-feira, 31 de julho de 2012

Principais Personagens de Jorge Amado


Foi viajando pelo interior da região Nordeste e, sobretudo da Bahia que Jorge Amado criou personagens masculinos que ficaram para sempre na memória e na literatura como Antonio Balduíno, Vadinho, Pedro Arcanjo e Quincas Berro D'água. Personagens saídos do povo e apreendidos pela ficção realista do escritor, através da caricaturagem de tipos folclóricos como o malandro, o espertalhão, o honesto, o imbecil, o preguiçoso, o sedutor, o mulherengo, o jogador, o moralista.
Foi observando as negras e mulatas do terreiro de Menininha do Gantois, em Salvador; as prostitutas do Largo do Pelourinho; as lavadeiras das calçadas do Senhor do Bonfim ou as jovens burguesas descendentes direitas dos coronéis do cacau da região de Santo Amaro, Ilhéus e Itabuna que Jorge Amado criou uma galeria de tipos femininos inesquecíveis que mistura força, coragem, sensualidade, sabedoria, beleza e poder.
Gabriela (Cravo e Canela), Tieta (a do Agreste), Dona Flor (e os seus dois maridos), Teresa Batista (cansada de guerra), Adalgisa (quadris afro) e Manela (a de Yansã). Mulheres fogosas, queimadas de sol, ancas cheias, sorriso farto, lábios sensuais. Em cada uma delas, o escritor expressa uma faceta da mulher nordestina e uma moral diferente, conforme a própria vida lhe ensina: o sofrimento da sobrevivência, a dupla jornada de trabalho, o desrespeito dos homens, o cuidado estremado com os filhos, a vontade de viver e de amar, a leveza e a liberdade com que se entregam ao prazer da carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário